Azeite e legumes são recomendados
Foram identificados antioxidantes com capacidade de prevenção de cancros da mama e da pele
Investigadores do Rutherford Appleton Laboratory de Inglaterra, em colaboração com a Faculdade de Ciências do Porto e o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, identificaram compostos antioxidantes com capacidade de prevenção de cancros da mama e da pele presentes em produtos da dieta mediterrânica.
A ligação entre este tipo de dieta e uma menor incidência da doença já não era novidade, mas desconhecia-se que os compostos têm maior capacidade de eliminação de radicais livres nocivos (antioxidantes) e por que motivo têm essa função. Segundo Maria Paula Marques, da Unidade Química-Física Molecular da Universidade de Coimbra (UC) e coordenadora da equipa de investigadores, os compostos antioxidantes com efeito preventivo estudados estão presentes em alimentos como o azeite, vinho tinto, frutos frescos (especialmente os vermelhos), legumes e cereais, entre outros. Mas não pense que se ingerir em doses redobradas estes produtos lhe irá fazer bem. Pelo contrário. Uma das conclusões mais importantes da investigação, que já dura há oito anos, é que as dosagens consumidas são determinantes na luta contra os agentes capazes de provocar doenças, sendo que, a partir de certa concentração, são nocivos. Depois do estudo biológico, realizado em células cancerígenas humanas, os cientistas pretendem agora partir para testes com animais, etapa que só se concretizará “quando tiverem financiamento, que ainda não dispõem”, realça a investigadora Maria Paula Marques.



Comente este artigo