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Por Ana Suspiro
publicado em 8 Nov 2013 - 05:00
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Twitter é a nova estrela das redes sociais. Mesmo com prejuízos
Investidores acreditam em lucros futuros. Acções disparam mais de 70% na primeira hora

Um ano e meio depois do polémico IPO (oferta inicial de venda) do Facebook, em Maio de 2012, a comparação entre as duas maiores gestoras de redes sociais é inevitável.

Embora com uma oferta mais modesta de apenas 13% do capital, o Twitter chega à bolsa mais caro que o Facebook, considerando a dimensão relativa dos dois negócios. Face à elevada procura, que ultrapassou a oferta 30 vezes, os responsáveis elevaram a oferta em 10,5 milhões de acções e o preço para 25 dólares (18 euros) por acção, o que garantiu um encaixe 1,8 mil milhões de dólares. Esta cotação valoriza a companhia em 14,2 mil milhões de dólares (10,5 mil milhões de euros)

Mas se este número é menos de 20% do valor do Facebook, os analistas fazem as contas ao rácio entre o preço e as receitas para concluir que o Twitter ultrapassa o valor em bolsa do rival. O preço equivale a 12,4 vezes a facturação face ao rácio de 11,6 vezes o volume de negócios da empresa liderada por Mark Zuckerberg. Além disso, ao contrário do Facebook, o Twitter tem prejuízos. No último trimestre foram 64 milhões de dólares (47,4 milhões de euros). Nos últimos três anos, a empresa acumulou perdas de 300 milhões de dólares. Os resultados positivos só são esperados em 2015.

O que atrai tanto os investidores? Os novos accionistas acreditam que o Twitter está destinado a grandes lucros à medida que os anunciantes vão canalizar mais investimento para chegar aos seus clientes. "As possibilidades e oportunidades permitidas pela plataforma são ilimitadas", sublinhou o presidente executivo, Dick Costolo. A empresa, conhecida pelas micro-mensagens de 140 caracteres de autores que podem ser seguidos, estabeleceu-se como um dos principais centros dos media sociais. O Twitter concorre com o Facebook e a Google pelo investimento publicitário que cada vez mais procura a Internet para convencer os consumidores.

Analistas estimam que as receitas do Twitter vão inevitavelmente crescer em dimensão e quota de mercado, triplicando até 2015 o valor actual. Ou seja, o preço de hoje reflecte a expectativa de ganhos de amanhã. Mas há quem avise que a elevada valorização dada à empresa tenha já incorporado todos os ganhos potenciais.




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