Pub


Por Jornal i
publicado em 9 Mar 2012 - 03:00
// 

Alvalade. Abram alas para os futuros campeões
Man. City é líder em Inglaterra e pode tornar-se a 25.ª ou 26.ª equipa a sagrar-se campeã nacional depois de defrontar o Sporting na Europa

Nordsjaelland, da Dinamarca, Zurique, da Suíça, Lazio, de Itália, Vaslui, da Roménia, Legia Varsóvia, da Polónia, e Manchester City, de Inglaterra. Os adversários do Sporting nesta edição da Liga Europa têm subido de grau de dificuldade e agora os ingleses surgem como um dos clubes mais fortes a visitar Alvalade nos últimos anos. Aliás, a equipa de Roberto Mancini chega a Alvalade na condição de líder do campeonato inglês, com dois pontos de vantagem sobre o rival United e 13 sobre o Tottenham.

O surpreendente afastamento na fase de grupos na Liga dos Campeões tornou o objectivo de ser campeão nacional ainda mais forte e, se o fizer, estará a entrar para uma série que actualmente já conta com 24 equipas. Traduzindo, o Manchester City poderá tornar-se a 25.a equipa a vencer a liga do seu país depois de defrontar o Sporting nas competições europeias. Ou a 26.a, caso o Legia Varsóvia consiga o mesmo na Polónia (divide a liderança com o Slask Wroclaw, a dez jornadas do fim).

Não se pode dizer que Alvalade seja um talismã para as equipas estrangeiras, mas há quem tenha boas recordações. O Partizan, adversário do Sporting no primeiro jogo na história das competições europeias, não se pode queixar. Conseguiu-o em 1962/1963 e, já neste milénio, em 2002/2003. Os sérvios são, juntamente com o Zurique (1967/68 e 1973/74), o Real Madrid (1994/95 e 2000/01) e o Rapid Viena (1995/96 e 2004/05), os poucos a consegui-lo mais de uma vez. O reencontro entre os leões de Alvalade e os leões de Zurique esta época poderia ter isolado os suíços, mas depois dos títulos em 2006, 2007 e 2009 a equipa tem perdido fulgor e está longe do actual líder, o Basileia.

No lado oposto estão as equipas escocesas. Celtic e Rangers costumam dividir as honras no campeonato local e foram já várias as vezes que defrontaram o Sporting nas competições europeias. Se jogar com a equipa portuguesa pode ser visto como um bom augúrio por alguns, para a dupla escocesa foi uma maldição que só se quebrou na época passada, com o Rangers. Antes disso, já se tinham cruzado no caminho dos leões por quatro vezes e em nenhuma delas o resultado no final do campeonato tinha sido o título.





 

Pub

Pub

Pub

Pub

Pub













X
Introduza o seu endereço de e-mail.
Introduza a senha associada ao seu endereço de e-mail.
  • Sign in with Twitter
A carregar